Utilização do BIM no Desenvolvimento de Projetos e Obras

Utilização do BIM no Desenvolvimento de Projetos e Obras

A busca pela inovação e por melhorias contínuas nos serviços prestados é fundamental para que as empresas se destaquem nos seus ramos de atuação e se mantenham competitivas no mercado ao qual estão inseridas. Acreditando nessa premissa, a RALCON ENGENHARIA vem acompanhando ao longo dos anos a constante evolução e modernização das ferramentas, softwares e conceitos do mercado de Projetos e da Construção Civil para poder oferecer aos seus clientes os melhores resultados e soluções.

Neste sentido, e em alinhamento com as novidades do mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), a RALCON já conta com uma equipe especializada no desenvolvimento de Projetos utilizando o conceito BIM(Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção).

De modo simplificado podemos definir o BIM como:

“Representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação, que permite integrar de forma sistêmica e transversal às várias fases do ciclo de vida de uma obra com o gerenciamento de todas as informações disponíveis em projeto, formando uma base confiável para decisões durante o seu ciclo de vida, definido como existente desde a primeira concepção até à demolição” (Building Smart).

Na prática, o BIM se apresenta então como um modelo com diversas camadas de informação, desenvolvido em 3D, que reúne os dados das múltiplas disciplinas e processos envolvidos na construção de uma edificação (arquitetura, estrutura, hidráulica, elétrica, etc.), sendo possível assim visualizar com maior clareza a obra como um todo e detectar possíveis interferências e problemas construtivos durante as etapas do Projeto.

No Gerenciamento de Obras o BIM também apresenta vantagens valiosas, como por exemplo: o melhor planejamento das atividades e detalhamento do cronograma das obras, recursos para a melhor gestão de compras, maior precisão nos levantamentos de quantitativos de materiais e serviços da obra, e consequentemente orçamentos mais assertivos.

No Brasil o BIM ainda não é utilizado de forma tão ampla como poderia, isto porque se trata de uma tecnologia relativamente nova e os custos de sua aplicação ainda são superiores aos métodos tradicionais de desenvolvimento de projetos. Contudo, é visível o crescimento da utilização do BIM pelos projetistas e construtores brasileiros e nesse contexto a RALCON ENGENHARIA se torna uma das empresas pioneiras na capacitação de seus colaboradores para atender à esta demanda do mercado.