Cases \ Infraestrutura e Saneamento

Sistema Produtor São Lourenço (SPSL)

sao-lourenco-1
sao-lourenco-6
sao-lourenco-7
sao-lourenco-5
sao-lourenco-2
sao-lourenco-4
sao-lourenco-3
sao-lourenco-1 sao-lourenco-6 sao-lourenco-7 sao-lourenco-5 sao-lourenco-2 sao-lourenco-4 sao-lourenco-3

Sistema Produtor São Lourenço (SPSL)

Cliente: A. H. TEIXEIRA (CAMARGO CORREA e ANDRADE GUTIERREZ)
Local: Vargem Grande Paulista / SP

serviço Serviço Prestado pela Ralcon:

Engenharia de Valor (Consultoria de Engenharia para Redução de Custos e Prazos na Construção) e Projetos Executivos: Foram realizadas novos Projetos Executivos para Estruturas e Fundações, revisando Metodologias Construtivas e Soluções de Engenharia, sobre o projeto original existente deste empreendimento.

As soluções inovadoras e otimizadas, desenvolvidas pelos Consultores da Ralcon Engenharia, trouxeram importantes reduções dos custos e de prazos para nosso Cliente, o Consórcio Construtor São Lourenço (CCSL), responsável pela Construção do Sistema Produtor. Seguem abaixo algumas das estruturas que foram otimizadas e reprojetadas:
– Substituição de Tanque de Emergência, em Concreto Armado e Estaqueado, por Lagoa de Emergência: Projeto da Alteração de Solução Técnica;
– Estação Elevatória: Projeto Executivo das Estruturas e Fundações;
– Decantador 01 e 02: Substituição de Estruturas Moldadas “In Loco” por Estruturas Pré-moldadas;
– Reservatório de Água Tratada (RAT): Substituição de Estruturas Moldadas “In Loco” por Estruturas Pré-moldadas;
– Tanques de Recuperação Água de Lavagem (SRAL): Alteração Completa do Projeto de Estruturas / Fundações dos Tanques – Adoção do Método NATM.

serviço Descritivo do Empreendimento:

Considerada a maior obra hidrográfica do País, o Sistema Produtor de Água São Lourenço teve um investimento de R$ 2,21 bilhões, em modelo de parceria público-privada (PPP) e deve atingir 1,5 milhão de pessoas em sete cidades da Grande São Paulo – Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana do Parnaíba e Vargem Grande Paulista. (Fonte: SABESP)

O sistema, que terá capacidade de produzir 6,4 m3/s (6,4 mil litros por segundo) de água tratada, é composto por uma captação de água bruta, uma estação elevatória de alta carga com quatro bombas de 10.000 CV, 50 km de adutoras de água bruta e 30 km de adutoras de água tratada, com tubulações que variam de 2.100, 1.800, 1.200 e 800 mm de diâmetro; uma estação de tratamento de água com capacidade para 6,4 m³/s e reservatórios com 125.000 m³ de capacidade. (Fonte: SINAENCO)