Cases \ Terminais Portuários e Centros Logísticos

Porto de ITAPOÁ

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Porto de ITAPOÁ

Cliente: PORTO DE ITAPOÁ
Local: Itapoá / SC

serviço Serviço Prestado pela Ralcon:

Serviços de Consultoria de Engenharia e Gerenciamento da Contratação das Obras de construção do Terminal de Contêineres, TECON SANTA CATARINA. As atividades desenvolvidas foram:
– Propostas de otimização de soluções do projeto executivo;
– Revisão e preparo da carta convite e especificações técnicas complementares;
– Revisão e preparo da minuta do contrato;
– Elaboração de documentos do projeto e planilha de serviços;
– Reuniões técnicas e comerciais com as proponentes;
– Follow-up e atendimento das empresas proponentes durante a concorrência;
– Análise das propostas e tabulação de habilitação das proponentes;
– Equalização das planilhas de preços, equalização comerciais das propostas e equalização técnica das propostas.

serviço Descritivo do Empreendimento:

O empreendimento do setor portuário do Sul do Brasil, o Porto Itapoá é um terminal privativo de uso misto para a movimentação de contêineres. Tem como acionistas a Portinvest Participações (Grupo Battistella e LOGZ Logística Brasil S.A.) e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd).

Os números dão uma dimensão deste empreendimento. Investimentos de R$ 475 milhões, sendo R$ 145 milhões dos sócios e complementado pelo financiamento de R$ 330 milhões da FUNCEF (Fundação dos Economiários Federais) e da PETROS (Fundação Petrobrás de Seguridade Social), na modalidade Project Finance com prazo de 10 anos, tornaram realidade uma estrutura que compreende uma ponte de acesso com 230 metros de comprimento, um cais de 630 metros de extensão, pátio com área de 136 mil metros quadrados – com expansão para 500 mil metros quadrados nos próximos anos (Fase II) –, 9 mil metros quadrados de edificações administrativas e de apoio. 

Inicialmente, o Porto Itapoá está preparado para movimentar 350 mil contêineres/ano. Após o término das ampliações (Fase II), terá capacidade para 600 mil contêineres/ano ou 1 milhão de TEUs/ano. Com localização geográfica estratégica, com profundidade natural de 16 metros e águas calmas da Baía da Babitonga, o terminal é adequado para receber navios de grande porte (com capacidade para 9 mil TEUs) já na primeira fase, funcionando como um hub-port, um porto concentrador de cargas que possibilitará o atendimento tanto de transporte de longo curso como de cabotagem.
Fonte: http://www.portalmaritimo.com/2010/12/23/porto-de-itapoa-abre-suas-portas-para-o-mundo/